MIA COUTO NA CASA FIAT - BATE-PAPO E LANÇAMENTO DE O BEBEDOR DE HORIZONTES

NOSSOS PATROCINADORES

Mia Couto, reconhecido escritor moçambicano, abordará o tema “Políticas da memória no tempo presente”.

Além de conversar com o público, Mia Couto apresentará seu mais recente livro, O bebedor de Horizontes, volume que encerra a trilogia histórica As areias do imperador, e no qual o escritor retrata a saga final do imperador moçambicano Gugunhana, derradeiro grande governante de um império na África no século XIX. Após o bate-papo, será realizada sessão de autógrafos. O livro estará à venda, na Casa Fiat de Cultura, a R$ 49,90. Os livros que compõem a trilogia são Mulheres de cinza (2015), A espada e a azagaia (2016), e, agora, O bebedor de horizontes (2018), todos lançados pela editora Companhia das Letras.

Neste último volume da trilogia, os prisioneiros do oficial Mouzinho de Albuquerque embarcam no cais de Zimakaze, em um barco que parte em direção ao posto de Languene. De lá, seguirão ao estuário do Limpopo, para, então, iniciar a viagem marítima que conduzirá os africanos capturados a um distante e eterno exílio, em uma das ilhas dos Açores.

Com a comitiva, segue Imani Nsambe, jovem negra que estudou numa missão católica e serve como intérprete entre os nativos e as autoridades portuguesas. Imani está grávida do sargento português Germano de Melo, alocado em outra parte de Moçambique. A tradutora narra os trágicos acontecimentos do final do império de Gaza, que se alternam no romance com as cartas do sargento.

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, em Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de 30 livros, da prosa à poesia. Recebeu uma série de condecorações literárias, entre os quais, o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

O encontro com o escritor Mia Couto é uma realização da Casa Fiat de Cultura  e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Fundação Torino Escola Internacional, com o apoio de Fiat Chrysler Automobiles, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Encontro gratuito com o público será no dia 12 de abril às 19h30. O espaço sujeito a lotação (200 lugares). A distribuição de senhas será feita a partir das 18h30.

A Casa Fiat de Cultura está localizada na Praça da Liberdade, 10, Belo Horizonte. Informações no telefone (31) 3289-8900 ou no site www.casafiat.com.br 

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo