BATE-PAPO SOBRE A HQ DE “OS GIGANTES DA MONTANHA” NA CASA FIAT

NOSSOS PATROCINADORES

(Atores do Grupo Galpão e o ilustrador Carlos Avelino - foto Leo Lara) O cenário de HQs ganhou uma versão do clássico “Os Gigantes da Montanha”, do italiano e prémio Nobel Luigi Pirandello.

A peça é encenada pelo Grupo Galpão desde 2013, com direção de Gabriel Villela, mas recentemente foi adaptada e transformada em HQ pela atriz Inês Peixoto, do Grupo Galpão, com ilustrações de Carlos Avelino e Bruno Costa.

Todo esse percurso, desde a concepção dos personagens até à finalização das páginas com técnicas tradicionais de desenho e pintura e tecnologias digitais, será tema do bate-papo “Movimentos Criativos”.

Inês Peixoto e Carlos Avelino vão mostrar como os dois trabalharam de forma coletiva durante todo o processo criativo, e irão trocar figurinhas com o público a partir das experimentações, técnicas e ferramentas utilizadas na produção de cada página. Serão exibidos rafes, desenhos originais e as primeiras bonecas da novela gráfica – termo utilizado para designar esse tipo de HQ.

Os primeiros desenhos nasceram como uma homenagem do ilustrador ao Grupo Galpão, em 2015. A partir da transformação dos personagens em cartoon, começou o processo de criação da HQ, com a coordenação de Inês Peixoto. “Fiz toda a decupagem dos personagens e o roteiro, transpondo a linguagem dos teatros para as páginas do quadrinho. Nessa releitura, a obra de Pirandello ganha um registro inovador e chega a um público mais amplo”, destaca a atriz. Nesse bate-papo, os participantes poderão saber mais sobre essa parceria. Ela, que se diz apaixonada por HQs, aponta que essa é a oportunidade de reunir os amantes do teatro e das novelas gráficas em um mesmo espaço, tornando o conteúdo dramatúrgico mais acessível. “Na história em quadrinhos temos um espaço lúdico, cheio de possibilidades. Tudo o que imaginamos, pode ir para o desenho e isso enriquece muito a narrativa.”

Todos os personagens passaram por diversas adaptações até chegarem ao desenho final. No bate-papo, o público vai poder fazer a comparação entre a peça e a HQ, conferindo as diferenças de cada plataforma em que a história é contada. Para Avelino, o mais rico desse evento será mostrar que todo mundo pode iniciar seu próprio projeto artístico. “Muitas pessoas possuem alguma ideia de história, mas não conhecem os percursos de criação. Nessa conversa, vamos mostrar que idealizar um projeto assim é viável”, esclarece o ilustrador.

O bate-papo “Movimentos Criativos” faz parte da programação paralela da exposição “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do Teatro aos quadrinho na Casa Fiat de Cultura”, que estará aberta à visitação até 14 de julho, no hall principal. Quem passar pela exposição, ainda pode participar de um concurso cultural. Basta tirar uma foto no Espaço Selfie e postar no Instagram, com as hashtags #DoTeatroaosQuadrinhos e #CasaFiatdeCultura. As melhores publicações serão escolhidas por Carlos Avelino e Inês Peixoto e serão premiadas com um exemplar da HQ, no dia do bate-papo.

Haverá também sessão de autógrafos no bate-papo que acontece no dia 2 de julho, às 19h30, com entrada gratuita. A Casa Fiat de Cultura fica em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 10. Mais informações no telefone  (31) 3289-8900 ou no site www.casafiatdecultura.com.br

Matéria correlata: Exposição e Lancamento da HQ Os Gigantes da Montanha na Casa Fiat 

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo