HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO MEDITERRÂNEA NA CASA FIAT

NOSSOS PATROCINADORES

O historiador ítalo-brasileiro Luca Palmesi apresentará um panorama da história da alimentação mediterrânea.

As identidades culturais são construídas, em certa medida, através da gastronomia e a culinária é um símbolo da Itália. Para o historiador, todos os processos que envolvem a comida – cultivo, coleta, preparação e consumo – são culturais, já que a alimentação é desenvolvida em cada região com base em diversas combinações de preceitos nutricionais, climáticos, geográficos, religiosos e político-sociais. 

Com relação à dieta mediterrânea, “existe um imaginário que está ligado ao estilo de vida, à saúde e ao prazer. A história da alimentação nos conduz por uma viagem no tempo que nos leva a descobrir as mais profundas raízes dessa dieta e o que ela representa”, explica Palmesi.

No evento “Conversas ao redor da mesa”, Luca Palmesi apresentará um panorama da história da alimentação mediterrânea em quanto o premiado chef Leo Paixão falará sobre a gastronomia mineira de quintal e apresentará sua similaridade com a cozinha mediterrânea. por meio do uso de hortaliças. O chef dará destaque ao conceito da gastronomia mineira de quintal, que se refere ao modo como a culinária de Minas Gerais se desenvolveu, no quintal das casas, com plantio e criação de animais, mostrando que a agricultura familiar é o fator que marca a herança da comida mineira. “Entre as hortaliças mais saboreadas em Minas estão a taioba, a maria-gondó e a ora-pro-nóbis. Podemos considerar uma correspondência na cozinha na culinária mediterrânea quando falamos da erva-doce, do funcho, da rúcula e do basílico, além da serralha que é utilizada em ambas as cozinhas”, aponta Leo Paixão.

Luca Palmesi è ítalo-brasileiro, nascido em Roma e radicado em Belo Horizonte. Graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com intercâmbio na Universidade de Bologna (Itália) onde, entre outros, participou do Curso em História da Alimentação com o professor Montanari, um dos precursores dos estudos na área. Iniciou a trabalhar em pesquisas desde seu primeiro ano de graduação na UFMG. Em seu mestrado, desenvolveu pesquisa relacionando alimentação, cultura e ciência. Atualmente é professor de História na Fundação Torino Escola Internacional. 

Leo Paixão é Chef do Restaurante Glouton e Nicolau Bar da Esquina em BH. No Glouton mescla a alta gastronomia francesa, aprendida em sua formação em Paris, à tradicional cozinha mineira. No Nicolau faz uma cozinha mineira, autoral e de vanguarda. Lá, acredita na baixa gastronomia acessível, regional, feita com técnica e precisão.

É o mineiro com os prêmios mais importantes: Chef do Ano Prazeres da Mesa, 50 Best Discovery America Latina, Chef Revelação Guia 4 Rodas, além de dezenas de premiações regionais.

A Casa Fiat de Cultura cumpre, há 12 anos, importante papel na transformação do cenário cultural mineiro. Apresentou, em Belo Horizonte, mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

“Conversas ao redor da mesa” é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra. 

O evento acontece na Casa Fiat de Cultura, no dia 21 de novembro, das 19h30 às 21h, e tem entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares). Inscrição antecipada pelo Sympla ou retirada de senha na recepção da Casa Fiat de Cultura, no dia do evento, a partir das 18h30. O evento integra a programação da 3ª Semana da Cozinha Italiana no Mundo, promovida pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores, dos Bens Agrícolas e da Educação com o objetivo de promover as tradições gastronômicas do país.

Casa Fiat de Cultura está localizada em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 10. Informações no telefone (31) 3289-8900 ou no site www.casafiatdecultura.com.br

Matérias correlatas: 

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo