O EMPREENDEDORISMO DOS IMIGRANTES ITALIANOS - PALESTRA NA CASA FIAT

NOSSOS PATROCINADORES

Renomado historiador italiano, Emilio Franzina, abordará a importância do empreendedorismo italiano em terras brasileiras a partir do século XIX.

Entre 1875 e 1960, 2 milhões de italianos vieram ao Brasil e cerca de um milhão permaneceu no país. Emilio Franzina apresentará os caminhos trilhados pelos imigrantes italianos empreendedores a partir do século XIX. De acordo com o historiador, “os italianos trouxeram novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, contribuindo com os processos de desenvolvimento e modernização urbana, marcando a história moderna do Brasil com importantes reflexos na história contemporânea”. Franzina ainda destaca que “o estudo da contribuição dos imigrantes no desenvolvimento de outro país como um fenômeno econômico, social e histórico deve ser considerado como um processo de longa duração. Não se limita à primeira geração, mas continua pelo concurso cumulativo de seus descendentes”.

Dentro deste cenário, Minas Gerais foi o terceiro Estado que mais recebeu italianos e, por consequência, incorporou muito da cultura italiana ao seu modo de trabalhar e viver. Domingos Giroletti participará da palestra para falar sobre a singularidade da história desses imigrantes em Minas, fazendo uma comparação com o restante do Brasil. “Enquanto em São Paulo a concentração de italianos se deu no setor cafeicultor e, posteriormente, na indústria, junto à colônia do Rio Grande do Sul; em Minas Gerais, onde a economia se baseava no trabalho escravo, houve uma dificuldade de transição para um mercado assalariado. Neste contexto, os imigrantes italianos podem ser considerados como agentes de modernização e progresso no Estado”, explica o professor. 

Emilio Franzina é historiador e professor aposentado de História Contemporânea na Universidade de Verona (Itália). Dedica-se há mais de 50 anos aos estudos de História Social e Cultural dos séculos XIX e XX e é autor de uma ampla bibliografia que constitui uma referência para os estudiosos da área. É fundador e diretor do Archivio Storico dell'Emigrazione Italiana (ASEI) e integra o comitê científico de diversas revistas como Studi Emigrazione, Italia Contemporanea, Altreitalie e Berfagor. Atualmente, Franzina dedica-se, também, à pesquisa musical de cantos relativos à imigração italiana no Brasil e no mundo.

Domingos Giroletti é Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Giroletti tem pós-doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (Inglaterra), foi professor visitante da Universidade de Padova (Itália) e, atualmente, é professor da Faculdade Pedro Leopoldo (MG) e apresentador do Programa Interconexão Brasil, da BHNEWS TV.

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro; mais de 2,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 400 mil participaram de suas atividades educativas.

A palestra é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações, Banco Safra e Istituto italiano di Cultura de São Paulo. O evento conta com  o apoio da Ponte entre Culturas, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

O evento integra a programação da 18ª Semana da Língua e Cultura Italiana no Mundo. A Semana da Língua é um projeto promovido anualmente pelo Ministério Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional como forma de difundir a importância cultural do idioma italiano no mundo.

A palestra acontece no dia 25 de outubro, das 19h30 às 21h, a entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (200 lugares). A distribuição de senhas será a partir das 18h30 e ingressos antecipados podem ser retirados no site www.sympla.com.br.

A Casa Fiat de Cultura está em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 10. Informações no tel.: (31) 3289-8900 ou no site www.casafiatdecultura.com.br

(Na imagem Saudades de Nápoles (1895) de Bertha Worms)

Matérias Correlatas:

ABERTURA E PROGRAMAÇÃO DA 18ª SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA NO MUNDO EM BELO HORIZONTE

COMER, BEBER E CONVERSAR - MAS EM ITALIANO!

ARTE E MATEMATICA NO NOSSO DIA A DIA - PALESTRA DO PROF. PIERGIORGIO ODIFREDDI

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo