SAN FRANCISCO ENTRE MITO E REALIDADE - PALESTRA NA CASA FIAT

NOSSOS PATROCINADORES

A doutora em Filosofia Imaculada Kangussu irá falar sobre “Francisco: Realidade e Fantasia”. (na imagem Estasi di San Francesco do sec. XVII de Cesare Fracanzano)

Tema da palestra, a ser realizada no dia 10 de outubro às 19h30 pela série Quartas Italianas, é o entrelaçamento de realidade e fantasia na construção das imagens e do mito de Francisco que, mais que santo, tornou-se um mito.

É grande o repertório histórico relativo a Francisco de Assis. Há algumas histórias comprovadamente verídicas, outras verosímeis e, em número ainda maior, histórias inverosímeis, provavelmente inventadas. 

É com essa tessitura que são criados os tecidos dos mitos, segundo Kangussu. “No caso de Francisco de Assis temos um exemplo do que pode ser chamado de ’mito genuíno’, expressão cunhada pelo filósofo Karl Kerényi para diferenciar os mitos considerados verdadeiros, produzidos a partir de pessoas reais e protagonistas de fatos memoráveis, daqueles criados com a finalidade de conduzir as massas”, assinala.

Nesta palestra, Imaculada Kangussu apresentará, em primeiro lugar, histórias reais e fictícias de Francisco e, em seguida, discorrerá sobre o entrelaçamento entre realidade e fantasia na composição dessas narrativas. “A tese condutora é a de que a fantasia tem uma função essencial nas determinações da realidade. Isto não significa que ‘tudo é fantasia’, e sim que, em tudo, há um variável e irredutível teor de fantasia”, explica a professora. 

Para tanto, Kangussu apresentará o conceito de fantasia desenvolvido por Sigmund Freud e Jacques Lacan. O ato de fantasiar é interpretado, por Freud, como uma atividade mental ligada ao prazer, o que faz com que o fantasiar permaneça vivo, mesmo na consciência adulta. É o caso, por excelência, das manifestações artísticas, que permitem a expressão pública dos mais diferentes pensamentos. Lacan leva adiante as formulações freudianas e considera inadequado entender o fictício como irreal ou enganador, pois, para ele, é a fantasia que dá forma aos desejos que nos movem no mundo real.

A professora também elucidará como essas teorias podem ser diretamente aplicadas na interpretação da exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, em cartaz na Casa Fiat de Cultura até 21 de outubro. Os episódios da vida de Francisco retratados na mostra se dividem entre fatos históricos (como o abandono das riquezas para uma vida de pobreza e frequentes jejuns) e fatos não comprovados (como o recebimento dos estigmas de Cristo e as visões de anjos), passando por pinturas que extrapolam, ainda mais, a realidade apresentando-o em companhia de outros santos que viveram em épocas diferentes da dele.

Imaculada Kangussu é Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez pós-doutorado sobre o tema “Fantasia e Razão” na Escola de Artes e Ciências da Universidade de Nova York e atualmente é professora titular no departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve pesquisas na área de Estética e Filosofia da Arte, coordena o grupo de pesquisa Arte e Conhecimento e é integrante do GT Estética e da International Herbert Marcuse Society.

Desde 2015, o programa Quartas Italianas apresenta palestras gratuitas de especialistas em arte, história, música, cinema e literatura italiana, e mais de duas mil pessoas já participaram da iniciativa. O ciclo de palestras é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio da Fiat Chrysler Automobiles, Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura apresenta exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição inclui uma programação diversificada de música, palestras e um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. Em sua sede apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 400 mil participaram de suas atividades educativas.

A palestra acontece na quarta, dia 10 de outubro de 19:30 às 21 horas com entrada gratuita. Pode adquirir a entrada gratuita clicando aqui. Distribuição de senhas a partir de 18h30

A Casa Fiat de Cultura fica em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 10. Informações pelo telefone (31) 3289-8900 ou no site: www.casafiatdecultura.com.br

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo