COLÓQUIO INTERNACIONAL “ANACRONIAS DA/NA LITERATURA ITALIANA - APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO

NOSSOS PATROCINADORES

Estão abertas as inscrições para comunicação no III Colóquio Internacional do NECLIT (Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana).

“Anacronias da/na literatura italiana e movimentos possíveis” acontecerá na UFSC – Florianópolis de 5 a 9 de Novembro de 2018. Os interessados deverão enviar um resumo, em português ou em italiano, com um mínimo de 200 e um máximo de 300 palavras, incluindo o título, acompanhado de uma breve nota curricular, em que conste nome, título e filiação acadêmica, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 10/09/2018. 

Poderão ser aceitas propostas de graduandos, pós-graduandos e professor de ensino superior; a aceitação para apresentação de comunicação será notificada aos autores até o dia 28/09/2018. Não caberá recurso. A participação no evento não prevê nenhuma taxa de inscrição. 

O III Colóquio Internacional “Anacronias da/na literatura italiana e movimentos possíveis” traz para o foco da discussão uma reflexão sobre a produção poética e narrativa italiana, sobretudo, dos séculos XX e XXI. O objetivo é abordar o ato da escrita em seus embates com as temporalidades, tanto pensando em autores que problematizam os modos autobiográficos e memoriais como em autores que hibridizam/parodiam os registros da tradição e da modernidade. Nessa linha, além de repensar a literatura partindo de suas potencialidades imagéticas e de linguagens que buscam as singularidades do sentido fora da categorização das palavras, almeja-se também refletir sobre a relação arcaico-moderno. 

Este Colóquio Internacional pretende, finalmente, promover um espaço acadêmico que possa oferecer e fazer operar um canal de debates interdisciplinares a partir das problemáticas expostas, contemplando uma perspectiva transversal e comparada, que tendo como base a literatura italiana abra, conforme o título, para “movimentos possíveis”. Deseja-se, assim, proporcionar uma pluralidade de olhares, visando à legitimação de um fórum importante para a área, que reúna professores, estudiosos, alunos de pós-graduação e graduação. 

Palestrantes confirmados: Palestrantes: Ana Luiza Andrade (UFSC); Andrea Gialloreto (Univ. G. D’Annunzio, Chieti-Pescara); Andrea Santurbano (UFSC); Maurício Santana Dias (USP); Kelvin Falcão Klein (UNIRIO); Maria Aparecida Barbosa (UFSC); Michele Gialdroni (Diretor do Instituto Italiano de Cultura); Patricia Peterle (UFSC/CNPq); Tommaso Pomilio (Università di Roma “La Sapienza”) 

Coordenadores do evento: Patricia Peterle (UFSC/CNPq) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Andrea Santurbano (UFSC) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; para mais informações sobre participação ao evento e apresentação de propostas clicar aqui.

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

AS MAIS LIDAS DOS ÚLTIMOS 15 DIAS

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo