A FESTA DO CINEMA ITALIANO ENCERRA HOJE

NOSSOS PATROCINADORES

Chegou o sétimo e último dia de programação de 8½ A Festa do Cinema Italiano, foram 11 filmes exibidos em 32 apresentações. (na foto uma imagem de Nico 1988 - foto Emanuela Scarpa)

Abre hoje às 14 horas A GAROTA NA NÉVOA (La ragazza nella nebbia) de Donato Carrisi. Conta de uma adolescente que desaparece em uma aldeia alpina do norte da Itália. Imediatamente, encontra-se um bode expiatório, um professor que chegou recentemente e de quem pouco se sabe.
A primeira obra cinematográfica de Donato Carrisi, um dos escritores italianos de policiais mais conhecidos internacionalmente e que é também autor do argumento, A garota na névoa é um filme de grandes ambições com uma realização soberba e um elenco notável (Toni Servillo e Jean Reno). A construção da intriga, cheia de surpresas, mistura-se com a crítica ao papel ambíguo desempenhado pelos meios de comunicação social, envolvendo o espectador num conto pouco banal.

Às 16:20 MADE IN ITALY (Made in Italy) conta de Riko, um homem com grandes virtudes mas com pouca sorte, encalhado em um trabalho que não lhe permite manter a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa. Mas Riko tem um recurso especial, seus amigos, com os quais enfrenta qualquer dificuldade.

Numa Itália onde a precariedade profissional e sentimental tornou-se normalidade, Luciano Ligabue, famosíssimo músico italiano, nos conta uma história de grande humanidade, onde os sentimentos das pessoas ecoam mais forte que tudo.

Às 18:40 vai ser a vez de NICO, 1988 (Nico, 1988) de Susanna Nicchiarelli. Vencedor da Mostra Orizzonti no Festival de Veneza, o longa é uma cinebiografia musical sobre a última fase da vida de Nico, ícone feminino dos Velvet Underground e musa de Andy Warhol. O filme retrata a vocalista naquela que seria a sua última turnê solo, enquanto tenta restabelecer a relação com o filho e lidar com a sua dependência química e depressão. 

Retratar uma figura tão icônica como a de Nico não se previa tarefa fácil, mas Susanna Nicchiarelli conseguiu um excelente resultado através de um filme onde o fragmento é mais importante do que a totalidade, onde o olhar cansado e desiludido de Trine Dyrholm, a maravilhosa atriz dinamarquesa que interpreta Nico, esconde mil histórias que não precisam ser contadas.

Encerra o Festival às 21 horas UMA QUESTÃO PESSOAL (Una Questione Privata) dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani. A história do longa leva o espectador ao ano de 1943, durante a guerra de libertação nas Langhe, as colinas do sul do Piemonte, quando o militar Milton encontra‐se dividido entre a luta contra os nazi‐fascistas, a amizade com os companheiros do exército e o seu amor clandestino por Fulvia.
Paolo e Vittorio Taviani confrontam uma das obras mais importantes da literatura italiana do século XX , Uma Questão Pessoal, de Beppe Fenoglio. Este filme atesta a longa militância cinematográfica dos realizadores de Padre Padrone e de César Deve Morrer confirmando, simultaneamente, a juventude artística da dupla com uma obra de grande rigor filológico, mas capaz de surpreender o espectador.

 

 

 

O 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore e com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e do Cinecittà Luce. Além disso, conta ainda com a colaboração da rede de Consulados Italianos em todas as cidades que recebem o festival no Brasil. 

O Festival é patrocinado pela Florense empresa no ramo imobiliário de alta qualidade e por Pasta Garofalo, histórica empresa de Gragnano ligada ao mundo da cultura e um dos produtores de massa mais apreciados no mundo.

O Cinema Belas Artes, que recebe o evento em Belo Horizonte, está localizado na Rua Gonçalves Dias, 1581.

Belo Horizonte e também Vitória, Goiânia, Belém e Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Recife e Salvador recebem a manifestação que encerra hoje.

Para consultar a programação completa, também nas outras cidades, pode clicar aqui.

Matéria correlata: Festa do cinema italiano 2018 

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

AS MAIS LIDAS DOS ÚLTIMOS 15 DIAS

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo