PERSPECTIVAS ECONÔMICAS E SOLUÇÕES FINANCEIRAS - MARCO CROCCO, PRESIDENTE DO BDMG, PALESTROU EM EVENTO DA CÂMARA

NOSSOS PATROCINADORES

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Analisando o atual cenário econômico e seus panoramas, o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marco Aurélio Crocco Afonso, ministrou a palestra “Perspectivas Econômicas e Soluções Financeiras”, promovida pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais.

A palestra aconteceu na noite de ontem, 4 de outubro, na sede do BDMG, em Belo Horizonte, e reuniu executivos de empresas associadas à Câmara, autoridades e convidados da Eurocâmara de Minas Gerais.

O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira e da Eurocâmara MG, Valentino Rizzioli, abriu o evento e deu as boas-vindas aos convidados e, em especial, agradeceu a Marco Crocco por participar, como palestrante, da ocasião; além dos representantes das câmaras francesa e portuguesa, que apoiaram a iniciativa. Em seguida, a cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, saudou o público e ressaltou o empenho da Câmara em oportunizar momentos de discussão e diálogo sobre negócios.

Especialista em economia monetária e desenvolvimento regional, Crocco analisou o cenário macroeconômico internacional e como ele vem impactando, diretamente, na política econômica brasileira nos últimos anos. Em sua abordagem, ele, também, deu enfoque à evolução da dívida pública e sua relação de equilíbrio com a arrecadação federal.

Segundo o presidente do BDMG, a adoção de medidas econômicas sustentáveis e adequadas à realidade atual são determinantes para retomada dos investimentos privados, uma vez que a contrapartida inicial para este objetivo deve partir do poder público. “Um governo não pode transferir a responsabilidade de fomentar investimentos para o setor privado. Essa determinação inicial deve ser mobilizada por ele”, concluiu Crocco, que é professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e atua na pesquisa do desenvolvimento econômico e regional, com forte ênfase em politicas industriais e de inovação. 

Ao contextualizar, especificamente, sobre a economia de Minas Gerais, Marco enfatizou sobre a atuação do BDMG em favor do fomento de recursos financeiros às empresas de todos os portes, como medida de garantir o “fôlego” na atual adversidade e contribuir para a nova realidade econômica após a recessão. Ele também destacou o impacto das commodities mineiras e sua relação com o equilíbrio das contas do Estado, além de abordar o mercado de trabalho, o incentivo à inovação e as taxas de juros. 

Concluindo, Marco Crocco sintetizou o caminho para romper com a estagnação e promover a prosperidade econômica. ”Sem investimentos, não há crescimento econômico sustentável”.

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo