MEDALHA ITALIA AFFARI 2017

NOSSOS PATROCINADORES

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Honraria reuniu ilustres personalidades políticas e empresariais no mais tradicional evento da comunidade empresarial italiana de Minas Gerais 

Em evento de gala, na noite do dia 5 de junho, no Minas Tênis Clube I, a Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais e o Consulado da Itália em Belo Horizonte promoveram a 10ª edição da Solenidade de Entrega da Medalha Italia Affari, em ocasião do Dia Nacional da Itália, quando homenagearam notáveis personalidades da comunidade empresarial italiana e mineira, que colaboram, ativamente, para o fortalecimento das relações entre o Brasil e a Itália.

Anfitrionado pelo presidente da Câmara Ítalo-brasileira, Valentino Rizzioli, e pela Cônsul Italiana, Aurora Russi, o público, composto por ilustres figuras políticas, renomados empresários e membros da comunidade italiana em Minas, prestigiou a cerimônia de entrega das condecorações, auferidas ao presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior; ao diretor-presidente do Grupo Jat e deputado estadual, Agostinho Patrus Filho; e ao membro do Conselho Superior da Associação Cultural Ítalo-brasileira de Minas Gerais (Acibra-MG) e presidente da Fenice Participações, Raffaele Peano.

Iniciada com a execução do hino nacional italiano e brasileiro, a cerimônia prosseguiu com o discurso de abertura do presidente Valentino Rizzioli, que deu boas-vindas aos convidados e ressaltou a relevância da premiação. “A Medalha Italia Affari é um símbolo da cultura empresarial italiana presente em Minas Gerais, além de evidenciar a atuação dos homenageados em favor da promoção comercial e industrial entre mineiros e italianos”, afirmou. Em continuidade, a cônsul Aurora Russi deu destaque às festividades do “Dia Nacional da Itália”, comemorado no dia 2 de junho, sendo a maior festividade cívica da democracia italiana, e enfatizou o trabalho como um dos valores que fazem grande o nome da Itália no mundo.

Primeiro homenageado da noite, o executivo italiano Raffaele Peano recebeu a Medalha das mãos do secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, que, na ocasião, representou o governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel. Logo em seguida, o deputado estadual Agostinho Patrus Filho foi condecorado pelo Ministro Conselheiro da Embaixada da Itália em Brasília, Filippo La Rosa, que esteve em Belo Horizonte para prestigiar a cerimônia.

Entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes, a Medalha Italia Affari foi concedida ao homenageado especial, o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior. Em seu pronunciamento, Machado Junior lembrou da relevante herança italiana na construção da economia mineira em diversos setores, ao defender a chegada de novos investimentos em Minas. “Foi assim que aumentamos ainda mais nossa amizade e nossas relações comerciais com os imigrantes e descendentes de italianos, que tanto ajudaram a construir Belo Horizonte”, completou.

Entre as notáveis personalidades presentes no evento, estava o prefeito Municipal de Betim, Vittorio Medioli; o deputado federal Eros Biondini; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Pedro Cláudio Coutinho Leitão; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco; o presidente do Sinduscon-MG, Andre de Sousa Lima Campos; o presidente da CDL-BH, Bruno Selmi dei Falci; o presidente de Desenvolvimento para América Latina do FCA Group, Cledorvino Belini; o reitor da Uemg; Dijon Moraes Junior; o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela; a presidente da Rede Minas, Jordana Souza Cruz Almeida; o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Itabirito, José Carlos Oliveira; o desembargador do TJMG, José Marcos Rodrigues Vieira; o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Contagem, René Vilela; e o diretor de relações institucionais do Crea-MG, Luiz Gonzaga Chaves Campos. 

Em edições anteriores, a Medalha Italia Affari laureou distintas personalidades políticas e empresariais, como: governadores e ex-governadores, senadores, deputados, prefeitos, embaixadores, e presidentes de grandes multinacionais e instituições. A palavra “affari”, em italiano, significa negócios e a nomenclatura da medalha se justifica, exatamente, pela efetiva contribuição, direta ou indireta, dada pelos condecorados na aproximação entre o Brasil e a Itália, sobretudo nos âmbitos políticos e econômicos, bem como no fomento de negócios bilaterais.

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

AS MAIS LIDAS DOS ÚLTIMOS 15 DIAS

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo