O CÔNSUL E O SECRETÁRIO DA CÂMARA VISITAM EMPRESAS ÍTALO-MINEIRAS

NOSSOS PATROCINADORES

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nos dias 6, 12 e 13 de setembro o cônsul da Itália Dario Savarese, com o secretário-geral da Câmara Italiana Leonardo Freitas, visitaram empresas italianas em Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas. 

O objetivo foi conhecer presencialmente as empresas para discutir as oportunidades e as dificuldades relativas à atual situação econômica brasileira e seus impactos nos futuros negócios com a Itália, conhecendo o perfil da presença empresarial italiana no estado e promovendo uma conexão ítalo-mineira.

As visitas técnicas foram as primeiras do cônsul Savarese a empresas italianas sediadas em Minas após sua chegada à capital mineira, em junho deste ano. Nascido em Nápoles, Savarese formou-se em Ciências Políticas pela Universidade degli Studi di Napoli e ocupou os principais cargos junto à diretoria-geral para a mundialização e questões globais. Seu último cargo foi de chefe do setor econômico-comercial na Embaixada da Itália na Tunísia.

A primeira parada aconteceu no dia 6, na fábrica da Simpro do Brasil, em Contagem, e contou com a presença do presidente da Câmara, Valentino Rizzioli. Eles foram recebidos pelo diretor-superintendente, Federigo Daub, e pelo diretor industrial, Federico Vaccargiu. Ao término, houve uma videoconferência com o proprietário e presidente do Simpro Group, Giulio Bianchini, que demonstrou otimismo com os anos vindouros para a Simpro do Brasil.

Na manhã da quarta-feira, 12, foi dia de encontrar o CEO da Ventana Serra, Paolo Casadonte, na sede da empresa, em Belo Horizonte. Na ocasião, Freitas e Savarese viram de perto a estrutura de operações da companhia e conversaram com o CEO Casadonte sobre as perspectivas de crescimento da economia mineira e italiana. Ao fim do compromisso, Casadonte agradeceu a presença do cônsul e ressaltou sua disposição em colaborar pelo fortalecimento das relações entre os dois países. 

“Senhor cônsul, Dr. Dario Savarese, estou muito grato, juntamente com o meu amigo Leonardo, pela sua presença em nossos escritórios nesta manhã. Sou grato a você pela atenção dada ao Grupo Arcese e à minha pessoa. Por favor, conte conosco para qualquer necessidade de uma "ponte virtual" entre a Itália e o Brasil. Eu, sinceramente, aprecio e admiro sua abordagem orientada para negócios construtivos!”, enfatizou Casadonte.

Fechando a semana da jornada empresarial, o dia 13, quinta-feira, foi reservado para conhecer o potencial italiano de Sete Lagoas. Leonardo e o cônsul Dario passaram inicialmente na Cables, fabricante de material elétrico e eletrônico para veículos automotores. Em seguida, foram a Ompi - Stevanato Group, multinacional italiana produtora de embalagens destinadas à indústria farmacêutica. 

Por último, estiveram na unidade da Leagel, fabricante de matéria-prima para sorvetes e líder no setor. Com sede em Minas, nasceu da união entre Leagel Srl (umas das líderes europeia no mercado de ingredientes e semi-elaborados para sorveterias artesanais e confeitarias, situada na República de San Marino, na Itália) e um grupo de empresários italianos residentes no Brasil.

Os encontros em Sete Lagoas fazem parte de uma ampla abordagem para saber quais são os planos de investimentos, o perfil empresarial e realizar uma análise da taxa de crescimento das empresas. Todos os dados coletados serão apresentados em uma reunião com os empresários italianos da cidade e com os representantes governamentais de Minas Gerais para que seja discutido um plano de desenvolvimento industrial da região.

De acordo com o secretário-geral, Leonardo Freitas, o planejamento é que as visitas se expandam e mantenham um cronograma regular durante o restante do mês de setembro e os próximos meses, principalmente, nas cidades do interior de Minas. “Estamos intensificando e promovendo o processo de expansão para outras regiões do estado. Nosso intuito é identificar e apoiar as empresas italianas atuantes nessas cidades e aproximá-las da comunidade italiana de negócios e, consequentemente, contribuir para o fortalecimento comercial e industrial do interior”, conclui Freitas.

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

AS MAIS LIDAS DOS ÚLTIMOS 15 DIAS

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo