DIA 4 NA SAVASSI 11ª FESTA TRADICIONAL ITALIANA DE BELO HORIZONTE

NOSSOS PATROCINADORES

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Música, Dança, Teatro e Gastronomia

A Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte surgiu para celebrar o dia da República Italiana, o melhor seu aniversario que cai no dia 2 de junho.

É este o 71º aniversario em quanto no dia 2 de junho de 1946 aconteceu, na Itália, o referendo constitucional que marcou o fim da monarquia e a passagem para a republica. Desde a sua primeira edição, em 2007, o evento representa a confraternização e integração das comunidades italiana e mineira, e entrou no calendário oficial da Prefeitura.

São esperadas mais de 60 mil pessoas neste evento “que comemora a amizade entre os povos e a contribuição que os italianos deram à fundação e ao desenvolvimento de Belo Horizonte", diz Anísio Ciscotto, Presidente da Acibra MG, a Associação Cultural Italo Brasileira que organiza a Festa. 

O evento oferece, também neste ano, danças folclóricas, cantores de tradição italiana, área para as crianças e apresentação da Banda da Policia Militar de Minas Gerais que toca os hinos nacionais italiano e brasileiro; a mais os participantes podem contar com a presença dos tradicionais e prestigiados restaurantes italianos da Capital e da Grande BH. 

Na programação estão também concerto didático de música barroca, teatro de rua, oficinas para as crianças; vai ter também um momento de interação com o público quando Bruna Chaves, mineira e vice-campeã do Masterchef Brasil 2016, promoverá aulas-show com a colaboração de Chefs italianos e uma competição de culinária entre famílias, no Espaço "Italian Chef". 

A parte cultural do evento dialoga também com as comemorações do "Dia do Design Italiano no Mundo”, proclamado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália; em colaboração com entidades como Fiat, Alfa Romeo Club, Via Veneto, Prima Linea e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), vão ser apresentadas automóveis, peças de vestuário, quadros e outros objetos marcantes do Design Italiano que terão um proprio espaço de exposição no evento, onde também acontecerão mini palestras sobre assuntos diversos. 

De acordo com o Presidente Honorário e fundador da Acibra MG, Mario Araldi "Esta 11a edição da Festa é um marco importante pois é o início de uma nova etapa, uma nova década de amizade e interação entre Itália e Belo Horizonte”.

O "Sistema Italia", será representado pelas instituições e entidades italianas presentes em Minas Gerais e conta com a participação do Consulado da Itália em Belo Horizonte, da Câmara de Comercio Ítalo-Brasileira, do Comites e das Associações Regionais Italianas. A Festa é apresentada pelo Ministério da Cultura e realizada pela Acibra MG - Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, neste ano em parceria com a Cultura Criativa Assessoria e Empreendimento LTDA . 

O evento conta com o suporte de Grupo Rima, Grupo Aethra, Picchioni, Wäls, Terni, OMR, SADA, Seris, FIAT, Terni, Fundação Torino, Ibiritermo, CHN Industrial, New Holand, Iveco, CAIXA, Teksid e Tiberina. 

A 11º Festa integra as comemoração do Junho Italiano que incluem, dia 3 na Casa Fiat, o 7º um Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais; o Cine Santa Tereza recebe uma mostra de filmes italianos, realizada em parceria com o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. No dia 30 de junho, o ator italiano Maurizio Donadoni apresenta o espetáculo Basta recitare, no Teatro da Cidade. 

A Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte acontece no dia 4 de junho das 11h às 21h, na Avenida Getúlio Vargas, entre a Av. Cristóvão Colombo e Rua Professor Moraes. Entrada: 1kg de alimento não perecível.

Matéria correlata: QUER RESERVAR UMA MESA NA GRANDE FESTA ITALIANA?

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo