DANTE E PETRARCA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

NOSSOS PATROCINADORES

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Embaixador Sérgio Duarte apresentou na Academia Mineira de Letras, no dia 15 de março, a palestra “Na Terra e no céu – Dante e Petrarca”. 

O palestrante contou do surgimento da forma poética do soneto no sul da Itália, e de Giacomo da Lentini, conhecido também com o Notaro e que viveu entre 1210 e 1260, ele foi funcionário da corte de Federigo II e é considerado o idealizador deste forma poetica; Giacomo da Lentini é um dos maiores exponentes da Escola Literária Siciliana.

O Embaixador focalizou depois a obra de Guido Cavalcanti, que viveu entre 1250 e 1300 e foi amigo de Dante, e o sucessivo desenvolvimento do soneto e seu aperfeiçoamento formal e temático com Dante Alighieri e Francesco Petrarca. O assunto foi apresentado por meio de exemplos dos poemas escolhidos, com os originais e as traduções projetados em tela. A palestra fez um paralelo entre o tratamento poético de Dante sobre seu amor por Beatriz e de Petrarca sobre seu amor por Laura; duas mulheres idealizadas como modelos de beleza e virtude em vida mas também com suas diferencias simbólicas.

O Embaixador Sérgio Duarte é autor de “Escudo de Cristal” (Achiamé, 1984), “Três mulheres apaixonadas” (Cia. das Letras, 1999) e “Pierre de Ronsard, o impenitente sedutor” (Tessitura, 2009).

A palestra contou com a presença da Cônsul da Itália Aurora Russi, que uma introdução no tema da palestra, e do Secretário Estadual da Cultura Angelo Oswaldo.

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

AS MAIS LIDAS DOS ÚLTIMOS 15 DIAS

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo