A CÔNSUL AURORA ENTREGA A ESTRELA DA ITÁLIA AO DEPUTADO LEO PORTELA

NOSSOS PATROCINADORES

No primeiro evento oficial na nova sede do Consulado d’Italia em Belo Horizonte, a Cônsul Russi entregou a condecoração da Ordem da Estrela da Itália ao Deputado Leo Portela, nesta quinta-feira, dia 26 de outubro.

Num breve discurso a Cônsul agradeceu os presentes e especialmente os convidados do deputado e o pai dele, o Deputado Federal Lincoln Portela que veio de Brasilia para participar do evento.

“Fico feliz em entregar a condecoração para quem muito fez para a comunidade italiana” comentou Aurora Russi. A ordem foi criada depois da segunda guerra mundial com o nome de Estrela da Solidariedade para agradecer as pessoas, italianas ou estrangeira, que contribuíram à reconstrução da Itália. Com uma lei de 2011 a condecoração foi transformada em Ordem da Estrela da Itália para agradecer quem no exterior, italiano ou estrangeiro, realiza algo de especial para a Itália.

“Ele é de mais para nós - continua Aurora - uma noite ele resolveu um problema que aconteceu de ultima hora com a festa italiana, sem a sua intervenção o evento poderia não ter acontecido; ele também ajuda o consulado em costurar as relações com a assembleia legislativa e em todos os ambientes onde ele tem contato”

Depois a Cônsul contou de toda a trajetória do Deputado a partir de sua formação em direito até sua eleição na Assembleia legislativa e citou a esposa dele, a medica pediatra Daniela, que também tem dupla cidadania.

Esta é motivação que Russi leu para os presentes:

“ Dos políticos italianos de Minas Gerais Leo Portela é o que mantém o vínculo com a Itália mais forte; conhece nosso país e nossa linguagem perfeitamente, participa de todas as atividades da Coletividade Italiana, contribuindo decisivamente para a disseminação de nossa cultura em Minas Gerais.

É porta-voz e garante junto às autoridades locais da Festa Tradicional Italiana.”

A Cônsul lembrou também a ajuda dada ao consulado no apoio aos investimentos italianos em Minas e a criação dum canal direto entre as instituições italianas, o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Em seguida Paolo Bassetti, presidente della Ternium, um dos grupos controladores da Usiminas, frisou a contribuição e a ajuda prestada pelo Deputado aos empresários italianos que chegam ao Brasil trazendo capitais e promovendo negócios e empregos.

Depois foi a vez de Leo Portela explicar: “este è un momento special; desde criança ouvia dos avos, pai e primos, da conexão com a Itália. Um dia a Itália - pensava Leo - saberá do meu amor que eu vou pôr ao serviço dela.

Este dia chegou e eu agradeço ao Presidente Mattarella, ao ministro Angelino Alfano, e à querida amiga e melhor Cônsul da história de Belo Horizonte Aurora Russi, à família e a todos os presentes que participaram deste momento especial e desta grande vitória.”