O DIA DA REPÚBLICA ITALIANA NA ENTREVISTA COM A CÔNSUL RUSSI

NOSSOS PATROCINADORES

Encontramos a Cônsul Aurora Russi que delineou o intenso programa de eventos programados para marcar o 71º Aniversário da República Italiana; programa que terá início com a participação na recepção da Embaixada da Itália, quando a Cônsul irá para Brasília com uma delegação de jornalistas, políticos e empresários considerados significativos para a Itália em MG e vice-versa.

Entre os integrantes da delegação estão os representantes das empresas Sada, Rima e Ternium; autorità e personalità como o Secretario Estadual da Cultura Angelo Oswaldo, Augusto Nunes, Presidente della Fondazione Clovis Salgado, e os parlamentares de origem italiana como o deputado da Câmara Eros Biondini e o deputado da Assembleia Legislativa Leo Portela.

Sábado 3 começará a programação em Belo Horizonte com o 7º Seminário sobre Imigração Italiana em Minas Gerais, uma iniciativa de Comités, CGIE e Associação Ponte Entre Culturas, que conta com o apoio do Consulado e da Acibra; o evento será realizado na casa Fiat de Cultura, onde o professor Emilia Franzina volta em Belo Horizonte para apresentar o seu mais recente livro “Entre duas Pátrias: A História dos combatentes Ítalo-Brasileiros na Primeira Guerra Mundial” sobre os milhares de jovens italo-brasileiros que regressaram à Itália para lutar na Grande Guerra.

No domingo dia 4 haverá a 11ª Festa Tradicional da Itália nas ruas do bairro Savassi com a participação do vice-embaixador Filippo La Rosa, o que mostra a a importância atribuída a este evento, "esperamos que, como de costume, estejam na Festa muitas dezenas de milhares de pessoas para falar sobre a Itália naquele dia", afirmou a Cônsul.

A Acibra, a Associação Cultural Ítalo-Brasileira organizadora do evento, está trabalhando para focalizar o evento no design italiano; esta será o dia central das celebrações. “Na Festa todos serão envolvidos a partir da propria Acibra - diz a Cônsul - da Câmara ítalo-brasileira de Comércio de Minas Gerais, a todas as associações italianas. No evento também estarão presentes muitos dos agentes consulares honorários, que, no dia seguinte pela manhã, participarão no Consulado da habitual reunião de coordinamento agendada para dar-lhes a oportunidade de estar presente no maior evento italiano do ano."

Na segunda-feira, após a reunião de coordenação, o Consulado organizará uma degustação para os agentes consulares e os representantes de algumas instituições italianas de Belo Horizonte; as celebrações do Aniversário da República continuam na noite do 5 com a entrega da Medalha Affari pela Câmara de Comércio no Minas Tênis Clube, a data do evento foi escolhida para coincidir com as celebrações; a Medalha Affari é o maior reconhecimento que é dado aos empresários, e mais geralmente aos grandes protagonistas da economia italiana em Minas Gerais ou da economia mineira em relação à Itália.

“Serão cinco dias muito intensos sem pausas - enfatiza Aurora Russi - e também no evento do dia 5 a noite estará o Ministro Conselheiro da Embaixada Filippo La Rosa, representando o Embaixador."

Nestes dias as instituições italianas estarão presente, nas celebrações do aniversário, em todos os níveis; a Embaixada Italiana, o CGIE, o Comitês, os representantes da comunidade que organizam a 7ª edição do Seminário e a Festa Tradicional, a Casa da Cultura Fiat que hospeda o Seminário, os agentes consulares honorários e a Câmara de Comércio com a entrega da Medalha Affari, .

"Todo o Sistema Itália, nesses cinco dias mostrará o seu melhor, é uma bela parceria - concluiu a Cônsul Aurora Russi - porque todos nós estaremos presentes, realmente todos."