O PSI PEDE UMA COMISSÃO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS DECORRENTES DE TANGENTOPOLI

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(na foto o Sen. Fausto Longo e o líder do Psi Ricardo Nencini) O Partido Socialista Italiano pede uma Comissão de Inquérito após as palavras Di Pietro sobre mãos limpas. 

A apresentação do projeto de lei, que tem por primeiros signatários Enrico Buemi e Fausto Longo, pede a criação duma Comissão de Inquérito para restaurar a verdade sobre o que aconteceu no período de mãos limpas. 

Este é o pedido feito pelo Partido Socialista durante uma conferência de imprensa na Câmara, da qual participaram Riccardo Nencini, Enrico Buemi, Oreste Pastorelli e Pia Locatelli.

O pedido, explica o líder do Psi Nencini, vem após a declaração de Antonio Di Pietro em uma entrevista ao República: "Estamos diante de uma novidade que emerge de um dos protagonistas do pool de mãos limpas". Di Pietro em uma entrevista diz "Nós destruímos 5 partidos", mas - diz Nencini - o pedido de uma comissão de inquérito nasce de uma frase em que o ex pm fala de um "consenso baseado no medo das algemas". Como Di Pietro não é mais um magistrado, não podemos recorrer à Csm, não podemos percorrer esse caminho. O caminho certo é estabelecer uma comissão de inquérito que associe as duas câmaras para esclarecer duas questões: se os métodos utilizados foram geralmente aqueles dos quais falou Di Pietro e então se os direitos da defesa foram lesados. A comissão de inquérito - continua o vice ministro - não precisa investigar de forma genérica a mãos limpas, mas em seis meses de trabalho tem que entender o que está por trás das declarações de Di Pietro. O direito ou o medo das algemas foram aplicados? ".

"Queremos", acrescenta Enrico Buemi, "restaurar uma verdade histórica independentemente dos julgamentos".

Para Oreste Pastorelli, que junto com Pia Locatelli promoveu a proposta de criação de uma comissão de inquérito, "o tema afetará toda a política. Não deve ser um tema de socialistas, mas da política em geral. E depois das palavras de um dos principais atores daquele período, nos sentimos obrigados a pedir o estabelecimento de uma comissão para divulgar a verdade”.   Fonte: ANSA

COMUNICADO DE IMPRENSA DO SENADOR FAUSTO LONGO

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo