RENATA BUENO SOLICITA INCENTIVOS PARA AS ASSOCIAÇÕES E AS FESTAS ITALIANAS

A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno se reuniu no dia 7, em Brasília com o ministro da Cultura interino, João Batista de Andrade, que a recebeu junto com a coordenadora do projeto Festival della Cultura Brasiliana a Roma, Tereza Rolemberg.

Na reunião foram tratadas algumas solicitações da Comunidade Italiana do Brasil, que lhe foram feitas durante alguns encontros neste ano. Em pauta, maior incentivo para festas típicas e atividades dos grupos e associações italianas, a fim de promover a língua e a cultura, propostas de financiamento para publicação de livros, programas de rádio e TV, mostras de arte, entre outros. “A comunidade italiana presente no Brasil é muito grande, manter e resgatar a cultura de nossos antepassados que aqui chegaram, trazendo sua força de trabalho, costumes e também muita alegria é de fundamental importância para o Brasil, por isso precisa ser reconhecida” – disse Bueno.

Durante o encontro, que também contou com a participação do diretor do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura, Adam Muniz, foi pedido o apoio para a realização do Festival Da Cultura Brasileira em Roma, ainda sem data confirmada para ocorrer. A ideia do Festival é reunir artes visuais, música, dança, gastronomia, artesanato, audiovisual e arquitetura durante uma semana para celebrar os diversos elementos que compõem a cultura brasileira. O local previsto para as exposições de artes visuais, apresentações de dança e filmes é Palácio Pamphilj, sede da Embaixada Brasileira em Roma, localizado na Piazza Navona – um dos principais pontos turísticos da cidade, enquanto os shows devem ocorrer no Parque della Musica, também na capital italiana.

A esta reunião seguirá outra no Embratur, sendo que já foi sugerida para tratar do tema com o presidente do Instituto Brasileiro do Turismo.