RENATA BUENO ENCONTROU O PRESIDENTE DA ITÁLIA SÉRGIO MATTARELLA

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Na semana passada foi destaque na imprensa nacional e internacional a participação da deputada Renata Bueno na reunião com o presidente da Itália. Única mulher ouvida nas consultas para a formação do novo governo e primeira brasileira a participar de uma reunião para definições sobre futuro político da Itália. 

A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno defendeu na última sexta-feira 9 de dezembro, a formação de um governo amplo no país. O primeiro passo, ressaltou a parlamentar, é a reforma da lei eleitoral italiana para que novas eleições possam ser realizadas com calma em 2017. “No encontro deixei claro que estava vindo não só em nome dos italianos que vivem no exterior, mas trazendo uma visão de como o exterior enxerga a tradicional instabilidade política da Itália. Propusemos um governo de ampla participação das forças políticas, justamente para dar um pouco mais de estabilidade para o novo governo. Temos que superar a lei eleitoral, que precisa ser reformulada.”, afirmou a parlamentar, que reconhece que existe uma pressão para convocação urgente de novas eleições, o que ela considera não ser o melhor caminho.

Renata Bueno avaliou, no entanto, que, apesar de ter perdido no referendo, o governo Renzi promoveu excelentes iniciativas que não podem ser abandonadas. “Esse novo governo temporário e amplo que defendemos precisa terminar algumas ações fundamentais iniciadas por Matteo Renzi, até porque ele patrocinou movimentos interessantes para o exterior. Retomou a posição com a União Europeia, firmou acordos importantes com potências como os Estados Unidos e fez visitas fundamentais na América do Sul. Para nós foi muito bom ter a presença de Renzi e de vários ministros da Itália não só no Brasil como em outros países da região. Isso restabeleceu um relacionamento muito importante com o exterior. Superada essa fase, que chamemos novas eleições”, disse a deputada. Renata Bueno foi eleita para o Parlamento italiano em 2013 com os votos de sul-americanos com dupla cidadania e italianos resistentes na América do Sul.

Quanto à campanha sobre o Referendo a deputada ítalo-brasileira percorreu o Brasil e outros países da América do Sul para fazer campanha pelo voto sim no referendo que consultou os eleitores sobre a reforma da Constituição da Itália. No Brasil, ajudou a conseguir cerca de 84% de votos “sim” no referendo de Renzi. Entre os principais pontos da reforma estavam o fim do bicameralismo perfeito, o que representa mudanças nas atribuições da Câmara e Senado; a abertura de possibilidade de apresentação de projetos de iniciativa popular; e o esclarecimento das competências entre estados e regiões.

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo