A IMPORTÂNCIA DO REFERENDUM CONSTITUCIONAL

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(A Deputada Renata Bueno com a Ministro Maria Elena Boschi)

O mês de setembro foi dedicado ao Referendo Constitucional, o qual será submetido a todos os italianos no dia 4 de dezembro, inclusive aqueles que moram no Brasil.

A abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro propiciou um encontro político entre a deputada e o subsecretário da Presidência do Conselho, Luca Lotti. Este encontro resultou na constituição do Comitê “Brasil para o Sim”, com o fim de coordenar as ações dos italianos que vivem no Brasil e que se identificam com o processo de renovação da Itália.

“As comunidades italianas que vivem no exterior estão sempre muito interessadas no que acontece no próprio País de origem e, ainda mais em ocasião de um Referendo tão importante como o que será votado antes do final do ano, não deixarão de participar. O voto que lhes foi reconhecido como um direito criou uma ponte que os aproxima da Itália, e nós, como representantes parlamentares deles, temos o dever de incentivar esta participação”, salientou a deputada, que se diz honrada de poder trabalhar para a campanha eleitoral para o Sim.

No final do mês, a deputada Renata Bueno ficou honrada em receber a Ministra para as Reformas Constitucionais no Brasil. Maria Elena Boschi, que aceitou o convite feito pela parlamentar e seu colega Fabio Porta, com objetivo de incentivar a participação dos italianos na América do Sul, veio também ao Brasil para chamar a atenção dos italianos residentes no País sobre o Referendo e informar o trabalho por trás da reforma, agora submetida à avaliação e eventual aprovação dos cidadãos dentro e fora da Itália. 

A missão da ministra, que começou em Porto Alegre e continuou em Brasília e São Paulo, proporcionou também alguns encontros institucionais, como o encontro com o Governador do Rio grande do Sul, em sua visita ao Estado, e com Ministro do Planejamento em Brasília, durante o seminário com importantes empresários ítalo-brasileiros. Renata Bueno se diz confiante “na contribuição que os italianos, que se identificam com o processo de renovação da Itália, darão, participando do referendo”. Ela considerou a visita da ministra “uma ocasião preciosa para que a numerosa comunidade italiana compreendesse as verdadeiras consequências de uma vitória do Sim”. “De longe”, continuou a deputada, “é fácil ter uma interpretação errada do conteúdo de uma lei que tem como única finalidade simplificar as instituições italianas e modernizar o País”. 

De fato, “quando visito as comunidades italianas na América do Sul”, explica a deputada, “muitas vezes me perguntam o motivo pelo qual estou a favor de uma reforma que comporta a redução do número de parlamentares e, portanto, também dos que representam os italianos no exterior. Este é um ponto fundamental que deve ser esclarecido e que, junto com outros, contribuem à campanha de desinformação levada a cabo por quem é contrário a esta reforma. Nós parlamentares, eleitos pelos italianos no exterior, continuaremos presentes na Câmara dos Deputados no mesmo número e continuaremos representando e defendendo os interesses e os direitos dos que puseram confiança em nós, dentro e fora do território nacional”, esclareceu a parlamentar. “Um Sim à reforma não diz respeito ao governo Renzi, mas a um novo curso da história política italiana, ao futuro do nosso País”, comentou a deputada de retorno da missão.

“Acredito que a história de nossas famílias de emigrantes, que é uma história de coragem e mudança, possa contribuir com o início de uma nova história para a Itália”, concluiu a deputada.

 

Anuncie no site Itália em MG

Anuncie aqui seus Produtos e Serviçõs

ENVIE SEU MATERIAL OU PEÇA A INSCRIÇÃO NA NEWSLETTER

Envie-nos opiniões, sugestões de matérias, fotos, dicas de eventos para publicarmos no nosso site.

Envie-nos a sua historia, a historia e fotos de sua família ou de sua associação: as melhores serão publicadas.

Peça a inscrição na nossa Newsletter

no e-mail: redacao@italiaemminasgerais.com.br

Topo